domingo, 20 de novembro de 2011

Saturnina

Tenho 9 anos e está na moda ter caderno de perguntas. Com sorte, o Rodrigo Barbosa vai responder, e eu vou saber um pouco mais sobre ele. Na minha rua quase não passa carros, as pessoas brincam de tudo. Vôlei, taco, bonecas e os mais adolescentes (eu tinha HORROR à tal palavra) ficam só de papo na calçada.
A primeira pessoa a responder meu caderno de perguntas foi minha vó Marphisa. Ler hoje em dia é quase morrer de rir. Ela já era senhora e respondia senhoramente.
Estava na moda responder caderno de perguntas, as pessoas se sentiam importantes. Sendo assim, meu caderno caiu nas graças dos adolescentes da rua. Esses não me zoavam, fui muito feliz na rua. No colégio é que a coisa foi mais complicada.
Quando o caderno foi devolvido, fui ler curiosa. Nomes que eu até então só sabia quem eram de longe.
Eu tinha 9 anos, um pouco de audácia, mas eu tinha 9 anos. Pense.
Uma das perguntas era: "Um país bonito? Um planeta?"
A primeira era sempre respondida. "França, Itália, Brasil" ganhavam, creio eu. Já pra segunda, fui bem ridicularizada:
"Só conheço a Terra, querida, e você?" ou "COMO ASSIM PLANETA BONITO, TÁ LOUCAAAA?"
A última pergunta do caderno era: "Faça uma pergunta pra mim"
Uns foram fofos, outros atacaram: "Qual planeta você vive?" ou "Quando for pra outro planeta, me chame, tá?" De 22 pra baixo.
Não cheguei a ficar ofendida, porque eu realmente era muito distraída na infância, foi o colégio que me deixou vez ou outra com idéia fixa e mania persecutória. Minha essência é distraída. Portanto não me ofendi, mas fiquei com pena deles, que só conheciam um planeta.
Obrigada, mamãe.

7 comentários:

  1. O planeta que eu acho mais bonita não tem nome. Acho que ele não foi nem descoberto. Eu o chamo, então, de "Meu Planeta". Ele tem imensos lagos perfeitamente redondos, esses lagos se formaram em crateras muito antigas. Ele tem uma cor alaranjada e deve ser bem quente. A água desses lagos são mornas. Lá tem muitas nuvens. Por isso as noite são muito escuras e frias. O que eu mais gosto desse "Meu Planeta", são as enormes estruturas de pedra, são construções colossais. Uma coisa me atormenta, no entanto: eu sempre estou sozinho ali. Eu tenho a sensação que eu cheguei depois. Não é "tarde demais", é depois, apenas. Eu acho que vou num daqueles lagos, acabou de escurecer, eles ainda devem estar mornos. Boa noite.

    ResponderExcluir
  2. júpiter, em definitivo!

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não é de planeta nenhum, não participa de qualquer universo. Tristes devem ser.

    ResponderExcluir
  4. Seu planeta deve ser muito gostoso (:

    ResponderExcluir
  5. Que gostoso te ler, adorei teu blog inteiro. (:

    ResponderExcluir
  6. (Ô Lets, Rodrigo Barbosa é aquele que hoje em dia atende por Rodrigo S.?)

    ResponderExcluir