quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

dúvidas

análise faz isso, mas não tenho explicações



por que I?


tenho 9 anos, acabo de me mudar para uma casa, numa rua onde quase não passam carros. meus simpáticos novos vizinhos tocam nossa campainha, perguntam se eu e meus irmãos queremos brincar. queremos. uma menina conversa com outra e pesco" "sempre que empresto discos pra daniela, eles voltam arranhados". uma semana depois, na rua de novo, daniela me é apresentada. digo: "ah, então é você que arranha discos?"


por que II?

tenho 8 anos, sou convidada a passar o sábado na casa de minha amiguinha mônica. piscina e bonecas. na hora do almoço, com o prato na minha frente, fecho os olhos e posiciono minhas mãos na mesa, para rezar. foi a primeira e única vez na vida que fiz aquilo. ouço mônica dizer: "ué, vamos comer" e a mãe dizendo "vamos esperar a letícia, olha o respeito". e eu pensando em qualquer coisa que não deus ou jesus.


por que III?

meu olho coça muito, tenho 24 anos e preciso de um colírio que está no banheiro do quarto dos meus pais. a porta está fechada, o que pode indicar sexo ou uma dormida. abro e penso "ok, não está trancada". entro. minha mãe chupa meu pai, mas já me viu e tomou um susto. AOINVÉSD'EUVOLTAR, entro rápida pelo quarto até o banheiro dizendo: "só quer o colírio!". no banheiro, bochechas queimam enquanto alivio meu globo ocular. saio e demoro muito, muito pra voltar pra casa esse dia.


por que IV?

só uso o cabelo preso pois não domo jubas. tenho 13 anos, sou virgem de tudo. ia de short pro colégio, marina me deu um toque sobre nossa magreza e agora só uso calça jeans. estou tentando me ajeitar, pois estou apaixonada. um dia decido soltar o cabelo e usar um cordão que havia comprado mas nunca usado. chego na sala. muitas surpresas e comentários. digo: "eu acabei de achar esse cordão no chão da rua, acredita? meu cabelo? é que eu não achei prendedor hoje".



por que V?


tenho 9 anos e tomo coca-cola no bar/restaurante da esquina da minha rua, já que minha mãe só nos deixa tomar refri sábado. estou com meu irmão, andré e carolzinha, vizinhos. estamos rindo, temos de 9 até 11 anos. estamos rindo muito. estamos falando qualquer coisa. minha casa é entre a formiga e o borel, vejo muitos moradores do morro no meu dia-a-dia, na padaria ou no ponto de ônibus. vejo uma menina fora do restaurante, ela me olha. me olha forte, dentro, eu acho curioso, nos conhecemos talvez? mas tenho 9 anos, continuo conversando, tomando coca, rindo de alguma coisa que meu irmão leu na revistinha de piadas do ary toledo. a menina entra no restaurante, só percebo quando ela está na minha frente e diz bem calma: "da próxima vez que você ficar rindo assim da minha cara, vou te dar um tabefe que nem esse" e SLAM na minha cara. não sei falar nada, volto pra casa chorando, meu irmão cogita dizer algo, mas olhando lá pra fora viu os colegas marmanjos da menina. choro e conto pra minha mãe que vai pra rua e diz pra menina com a voz mais calma e doce do mundo: "ensinei minha filha a rir do que é engraçado, não estou vendo nada de engraçado em você, ela devia estar rindo de outra coisa". a menina me pede desculpas, eu aceito e fico horas olhando no espelho a marca dos dedos dela.



Um comentário:

  1. bah, sabe os elogios? vou ter que te dar um deles. eu gosto tanto tanto tanto do que tu escreve (e de todo o resto, mas enfim...) que o meu amor literário tá pensando em trair a Lygia contigo. si, mi amor, Lygia Fagundes Telles.

    tri bobinha, mas devo estar letucemente apaixonada...

    e o meu email calçadístico? to curiosa pra ter mais esse cadim de ti. como pagamento conto minhas impre márrricas com o 'plano de fuga pra cima dos outros e de mim'. é ca.bski@hotmail.com, lembrazinho?

    ResponderExcluir